muffin de milho doce

Especial Receitas das Olímpiadas: Muffin de Milho | EUA

Sexta feira começam as Olimpíadas Rio 2016 e aqui no Magali, a cobertura dos jogos olímpicos será um pouco diferente.
Não vamos falar de esportes, problemas na Vila Olímpica, atletas bonitões ou medalhas. O foco aqui será bem mais gostoso: durante todo o mês de agosto, apresentarei para vocês receitas de cinco países participantes das Olimpíadas.
No total, serão mais de 200 países participando dos jogos, e por causa deste número, vai ser meio impossível eu publicar receitas de todos eles, mas cinco entrarão na lista. Ainda não decidi quais serão os países, mas sei que o Brasil fará parte e aceito sugestões para as próximas semanas.

+ Já foi na Hamburgueria Pão com Carne? Simples e muito boa +

O país apresentado hoje é os Estados Unidos. Potência olímpica, a previsão é que eles fiquem em primeiro lugar no quadro de medalhas.
Aqui no Magali, eles também entraram no pódio e abrem hoje o nosso Especial Receitas das Olimpíadas com um clássico adaptado.

O corn bread é um ícone nos Estados Unidos encontrado em diversos estados, principalmente nos sulistas. Por lá, o melhor que eu já comi foi em New Orleans, na Louisiana.
Pra hoje, usei o corn bread como inspiração (já que eu tinha umas espigas de milho fazendo aniversário na geladeira) e decidi transformá-lo em um muffin de milho, daqueles deliciosos para comer no lanchinho da tarde, acompanhado de um copão de café gelado, para manter a tradição americana.

O muffin de milho da receita de hoje é bem diferente dos bolinhos de milho de inspiração brasileira. Ele leva mel e buttermilk, utilizado em quase todas as receitas de bolo americanas.
O resultado é excelente e ele é super fácil de fazer.
Escolha o seu atleta americano favorito e torça por ele a partir de sexta feira!

+ Tem conexão em Nova York? Veja onde guardar suas malas em Manhattan +

Muffin de Milho
(Rende dez unidades)
muffin de milho
Ingredientes:

– 1/2 xícara de chá de farinha de trigo
– 1/2 xícara de chá de polenta
– 1/3 de xícara de chá de açúcar
– 1 1/2 colher de chá de fermento em pó
– 1 pitada de sal
– 4 colheres de sopa de manteiga derretida
– 3 colheres de sopa de mel
– 1 ovo
– 1/2 xícara de chá de leite
– 1/2 colher de sopa de suco de limão
– 1/2 xícara de milho cozido
– 1 pote de iogurte natural
– Mel a gosto

Modo de Preparo:

Cozinhe o milho nas espigas até eles ficarem macios. Retire da panela e com uma faca, tire todos os grãos da espiga. Você até pode usar milho de latinha, em conserva, mas acredite em mim, o milho da espiga é bem mais gostoso e facinho de preparar. Reserve.

Enquanto o milho cozinha, prepare a forma de muffins. Você pode usar uma forma de metal própria para o bolinho ou usar forminhas descartáveis. Se decidir usar a forma de metal, cubra cada espaço com um pedaço de papel manteiga. Vai ficar lindo quando os muffins estiverem prontos e bem mais fácil de comer sem sujar as mãos.

Em um bowl, misture a farinha de trigo, a polenta, o açúcar, o fermento em pó e o sal.

Em um pote pequeno separado, prepare o buttermilk caseiro. Como é quase impossível encontrar buttermilk por aqui, a solução é fazer em casa. É rapidinho e fica ótimo. É só misturar o suco de limão ao leite e deixar descansar por uns 5 minutos. Pra essa receita, só será necessária meia xícara de buttermilk, mas pra qualquer outra receita que você for usar, a proporção é 1 xícara de chá de leite para 1 colher de sopa de suco de limão.

Derreta a manteiga e deixe esfriar. Em outro bowl, misture bem a manteiga derretida, o buttermilk,  o ovo e o mel.

Aos poucos, misture os ingredientes líquidos aos secos, batendo levemente com a ajuda de um fouet, somente até a massa ficar homogênea.
Adicione então o milho e misture levemente com uma espátula, para envolvê-lo na massa.

Com uma concha, vá colocando a massa nas forminhas de muffin, enchendo até um pouco acima da metade.

Leve ao forno pré-aquecido a 180°C por 15 minutos, ou até espetar um palito no meio dos bolinhos e este sair limpo.

muffin de milho verde
A massa antes de ir ao forno

Retire os bolinhos do forno, desenforme-os e deixe esfriar sobre uma grade (se quiser comer quente, manda ver, essa história de dor de barriga é tudo balela).

Sirva-os regados com mel e com uma colher do iogurte natural. Aí é só se deliciar!

* Receita inspirada no site Food 52.

Os bolinhos ficam super macios e úmidos e são perfeitos para uma sobremesa leve, lanchinho da tarde, ou mesmo para o café da manhã.
Eu vou comer os meus torcendo pela Serena Williams, do tênis!
muffin de milho doce

+ Aprenda a fazer Coleslaw, outro clássico da cozinha americana +

Deixe aqui nos comentários qual país olímpico você gostaria de ver aqui no blog e qual o seu atleta americano favorito.

Quando fizer essa receita, tire umas fotos e marque a hashtag #MagaliViajante. Você pode aparecer no Instagram do Magali!

Gosta do Magali Viajante? Então não esquece de seguir a gente em todas as mídias sociais. Tem conteúdo exclusivo para o Facebook, Instagram,Twitter,YouTube e até Snapchat. Segue lá!

 

 

 

Um comentário sobre “Especial Receitas das Olímpiadas: Muffin de Milho | EUA”

Deixe um comentário